top of page
Mulheres Mãos Dadas

PRINCÍPIOS DE CONDUTA

para que fiques ciente de como de deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
1 Timóteo 3:15

BAILES E FESTAS MUNDANAS

O salmista é bem claro quando diz: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta à roda dos escarnecedores” (Sl 1:1-2). É aconselhável que todo discípulo se afaste desses caminhos, pois “que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” (2 Coríntios 6:14,15). Bailes e festas mundanas não são bons lugares para os Cristãos. Por isso, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26:41). Devemos nos envolver e buscar as coisas de Deus: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. (Cl 3:1-3).

BEBIDA

É aconselhável nos abstermos de bebidas alcoólicas, semi-alcoólicas ou com baixos teores de álcool. A bebida é um risco para um ser humano e tem causado muitos males mundo afora. Não queremos ter parte de uma catástrofe social e manchar nosso testemunho.

 

Além dos males causados a quem bebe, beber é um péssimo testemunho para os novos crentes, especialmente aqueles que já foram escravos desse vício. Estamos cercados de testemunhas olhando para nossa conduta. (Hb 12:1). Mesmo sendo lícita, a bebida tem causado mortes, doenças, destruição de lares e muita violência.

 

O vinho era a bebida mais popular nos tempos bíblicos. O teor alcoólico era baixo, por isso era preciso muitas doses para se embriagar. Isto explica por que havia tolerância ao consumo, como no caso das Bodas de Caná (João 2), na Ceia do Senhor (Mc 14:25) e quando Paulo recomenda a Timóteo para uso medicinal (I Tm 5:23). Não são assim as bebidas populares de hoje, como cachaça, cerveja, Vodka, whisky etc. Elas têm alto teor alcoólico, por isso produzem efeitos mais danosos que a bebida daquela época. Provérbios 23:31-35 diz: "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra e como basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que dorme no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro."

 

Quanto aos líderes, Paulo orienta em I Timóteo 3 que os bispos e os diáconos não sejam dados ao vinho. É desonroso para um líder ser dado à bebida. A Bíblia alerta que no vinho há contenda! Ef 5:18. A maioria dos alcoólatras começaram bebendo socialmente e depois se tornam escravos do vício. O álcool tira a razão e o sentido. Por isso nos abstemos da bebida.

CASAMENTO

O que a Bíblia diz sobre o casamento?

O escritor aos Hebreus diz que “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. (Hebreus 13:4). Esta é uma forte advertência para aqueles que querem banalizar essa instituição divina. Casamento é uma aliança que tem que ser levada muito à sério, especialmente quando feito no altar, perante o Senhor, pois é a junção mística de duas pessoas que agora se tornam uma perante Deus. ​

O casamento, segundo a Bíblia, é INDISSOLÚVEL! "Eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel..." (Ml 2:16). Mesmo os casamentos realizados apenas no cartório, se são legais perante a lei do país, é legal perante Deus, e este compromisso não pode mais ser anulado até que a morte separe o casal. Se além do registro civil, o casamento tiver sido celebrado na Igreja, o compromisso é ainda maior, porque é uma aliança feita perante o Senhor. O fim de um casamento realizado diante de Deus é uma abominável quebra de aliança (Ml 2:14). Você convidou a Deus para testemunhar e abençoar os votos feitos no altar e quebrá-los significa uma grande afronta! Uma desonra ao Senhor! “...diz o Senhor : Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”. (1 Samuel 2:30).

 

O amor é fundamental no casamento, mas a base que sustenta a relação é o compromisso firmado perante Deus e as testemunhas e não o amor. Por isso devemos ser cautelosos e analisar bem e orar pela confirmação de Deus afim de evitar enganos. Escolhas malfeitas geralmente resultam em separação. O preparo é muito importante. Recomendamos aos noivos o curso de casais da igreja.

 

Há muitas pessoas que se casam por motivos fúteis como paixão momentânea, dinheiro, beleza exterior, fama, poder etc. Esses relacionamentos, em geral, não resistem às crises. Muitos lares são destruídos e filhos afetados por causa de casamentos mal feitos. É triste quando isso acontece na igreja. A união de um homem e uma mulher é semelhante a união de Cristo e a Igreja (Ef 5:32). O casamento é o ambiente adequado para a intimidade e para o ato sexual. O sexo fora do ambiente do casamento pode ser imoralidade, fornicação e prostituição. No caso dos casados é adultério. Paulo diz que quem pratica sexo fora do casamento peca contra a Igreja (I Co 6:18-19). Um casal Cristão tem o desafio de ser um modelo de santidade e respeito no casamento.

CASAMENTO MISTO

O casamento misto, ou seja, de crentes com não-crentes, é desaconselhável: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos... ou que comunhão há da luz com as trevas... ou que união há do crente com o incrédulo?" II Co 6:14-15. Porém, se alguém já estiver casado com um não-crente, não se separe, permaneça casado, e pela oração e bom testemunho ganhe o cônjuge para Cristo. (I Co 7:10, 11, 12, 14 e 24). O Cristão deve buscar dentro da casa de Israel (Igreja) o seu cônjuge. Muitos têm pagado um preço alto por não observarem esse princípio.

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

AVISO: O estudo a seguir reflete princípios bíblicos, não sendo, de forma alguma, uma imposição, julgamento ou instrumento de punição da Igreja sobre quem quer que seja, uma vez que defendemos a liberdade de consciência e livre arbítrio de cada um, bem como respeitamos a história, as razões e o contexto pessoal de todos.

 

“Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adultera; e aquele que se casar com uma repudiada comete adultério" Mt 5:32. Jesus não está dando uma licença para o divórcio e sim uma permissão para que a parte traída se abstenha de manter relações com a parte infiel. Isto não significa permissão para um novo casamento, porque seria adultério, uma vez que o casamento é para sempre. “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. (Mt 19:6).

 

O divórcio não é tolerado na Bíblia, mas pela dureza do coração foi permitido, porém Jesus alertou: “não era assim no princípio”. Ou seja, esse não é o padrão. A palavra “separação” deve ser evitada, até nas discussões e desentendimentos eventuais. Satanás pode usar as nossas palavras contra nós. O cônjuge só estará livre com a morte do outro. A Bíblia permite e até estimula às viúvas jovens que se casem. (I Tm 5:14)

 

Os que já se casaram de novo, devem permanecer com seus cônjuges atuais, sendo fiéis e cuidando para não repetir o mesmo erro. Devem ser tratados com a graça e a misericórdia do Senhor, nunca o legalismo. Às vezes a separação veio antes conversão, "Não levou Deus em conta os tempos da ignorância..." At 17:30. Mas uma vez que se casaram de novo, o casal deve permanecer fiel e viver de forma honrosa na nova relação.

 

Nos casos em que a separação se faz necessária por questões de doença, traição, violência, brigas, abusos, coerção a práticas pecaminosas, frigidez irreversível, homossexualismo, questões religiosas e outras situações especiais, onde não há paz, é compreensível a separação, “pois o Senhor nos tem chamado à paz” (Cl 3:15)

 

No caso de pessoas que já vivem juntas há muito tempo, a orientação é que oficializem sua situação e busquem viver corretamente diante de Deus e dos homens. Um discípulo de Jesus não deve viver em fornicação, porque é pecado de imoralidade e um péssimo testemunho perante os de fora. Se já estão juntos, o que os impede de casar? Continuar na prática do erro é pecado. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tg 4:17. O casal deve buscar resolver o quanto antes sua situação por causa da obediência e do testemunho.

DROGAS

A droga destrói rapidamente o usuário, promove o crime e causa distúrbio social. A dependência das drogas provoca muitas desgraças. Os países que optaram pela liberação das drogas, como a Holanda, tiveram um aumento dos usuários e comunidades de “zumbis” surgiram nos locais públicos de consumo. Um dependente precisa de muita intercessão e terapia para se libertar e na maioria das vezes precisa se afastar do meio onde vive para tratar-se em centros de recuperação. Embora a ciência comprove os benefícios do cannabis (folha da maconha) no tratamento de doenças crônicas, seguindo critérios técnicos e científicos, somos radicalmente contrários ao consumo indiscriminado e a liberação das drogas.

FUMO

Devemos exalar o bom perfume de Cristo, não odor de cigarro. Um filho de Deus não pode ser dominado por um pequeno bastão de cigarro. O fumo destrói o templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. A Bíblia nos alerta: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado." (I Co 3:17). Está comprovado que o cigarro destrói a saúde, veja os números a seguir:

Na fumaça do cigarro existem 4.720 substâncias tóxicas e mais de 60 cancerígenas que afetam diversos órgãos; Por exemplo: Nicotina – é viciante e cancerígena; Benzopireno – É usada na combustão do papel que envolve o fumo; Nitrosaminas - cancerígenas; Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14, extremamente ofensivos as células; Agrotóxicos – DDT, veneno para pragas; Solventes - benzeno; Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentram-se no fígado, rins e pulmões e leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispneia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago); Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes provocando gangrena dos pés, danos ao miocárdio etc.; Cianeto Hidrogenado; Amônia – usado em detergentes; Formol – conservante para cadáveres; Monóxido de Carbono - gás liberado  pelos escapamentos de carros. Substitui o oxigênio, deixando o fumante ativo ou passivo intoxicado.

O cigarro cria uma dependência difícil de vencer e afeta tanto a quem fuma como quem está próximo.

JOGOS E LOTERIAS

O jogo é feito para aqueles que cobiçam dinheiro fácil e confiam na sorte e não em Deus. Confiar na sorte contraria o padrão bíblico: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." Sl 20:7. Os servos do Senhor confiam e esperam no SENHOR! “Elevo os meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Sl 121:1. Deus estabeleceu que a riqueza é fruto da benção do Senhor e do trabalho: "Porque é Ele, o que dá força para adquirires riqueza" (Dt 8:18). Os jogos desviam o homem do trabalho hábil e honesto e da confiança no plena no provimento do Senhor, cuja benção “enriquece e não acrescenta dores." (Pv 10:22). Quem trabalha diligentemente, controla suas finanças, é dizimista e ofertante fiel, prospera naturalmente. Prosperar não é necessariamente ter riquezas, mas ter paz com Deus, saúde e alegria. A promessa de Deus em Dt 28: 1-2 é: “Se atentamente ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de fazer tudo quanto Ele vos ordenou essas bênçãos te seguirão e te alcançarão...” A maioria dos apostadores jogam toda vida sem nada ganhar.

NAMORO E NOIVADO

O namoro no senso moderno é quando duas pessoas se encontram, sentem-se atraídas uma pela outra e começam um processo de aproximação mais intima que culmina em mais tempo juntos, incluindo abraços calorosos, beijos, trocam de palavras apaixonadas e afagos. Essa prática não existe em boa parte das culturas orientais. O conceito 'namorar' não existe por exemplo no universo árabe, muito menos as palavras 'namorada' ou 'amiga'. Se um cara gosta de uma mulher, ela pode virar sua 'pretendente' e então, se ela e a família estiverem de acordo eles devem se introduzirem às famílias para poder combinar o casamento. Uma aproximação fora desse padrão é tida como abusiva e desrespeitosa, podendo gerar conflitos e punição. Um homem só pode ter qualquer aproximação com a mulher após o casamento.

A palavra "Namoro" também não existe na Bíblia. Encontramos a palavra “enamorar-se”, que é um tipo de atração forte ou paixão descontrolada, como em 2 Samuel 13:1 “Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela”. Por isso tentaremos contextualizar para os nossos dias, dentro dos princípios de santidade e à luz da Bíblia. Nos tempos bíblicos, assumir um relacionamento já significava um futuro casamento, as vezes decidido pelos pais, como no caso de Isaque e Rebeca. “...mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho”. (Gn 24:4). Mas, como vimos, essa prática só vigora em países orientais. No entanto, mesmo parecendo estranho nos dias de hoje, o mais aconselhável é que um Cristão só inicie um namoro quando houver o propósito de casar. Isso porque o namoro terá objetivos específicos e não será apenas uma forma de satisfazer os apelos da carne.

NOIVADO

O noivado é uma fase de preparação mais intensa para o casamento. Só deve ser formalizado quando houver convicção plena da aprovação de Deus e dos pais e as condições mínimas para o casamento. Neste período deve-se tomar muito cuidado com os contatos físicos pois, "aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" I Co 6:18 e precipitações acabam estragando esse momento. Uma vez que o beijo na boca é uma forma de preparação para o ato sexual, é preciso ser vigilante para não cair em tentação. O pecado enfraquece a fé e torna a pessoa inapta para obra. Com a proximidade do casamento, os noivos devem redobrar os cuidados, pois "a posse antecipada de uma herança, se torna uma maldição." Pv 20.21. O mesmo princípio deve ser observado pelos noivos que irão casar-se de novo: aguardar o casamento.

SAIBA MAIS
On-line
Eventos
Líder senior
Nossa visão
CONTATO
Localizações
MÍDIA
VÍDEOS
FOTOS
CONVERSAS
AÇÃO SOCIAL
MISSÕES
QUILO DO AMOR
PROJETO REAÇÃO
OFERTAS

© Copyright I Igreja Batista Vida Nova I Todos os direitos autorais reservados.

bottom of page